Pensando nos planos de aulas que devem compor o relatório de Estágio Supervisionado III, postei esses planos que encontrei no site da revista escola. Espero que seja de grande ajuda. Caso se interesse visite o site lá tem muito material para não assinantes.
Brincando de enchente
Objetivos
• Levar a criança a perceber os sons parecidos numa poesia e como esses sons se articulam de maneira a criar uma história;
• Levar a criança ao exercício da brincadeira coletiva a partir de uma situação proposta, aprendendo a dividir espaços, materiais e idéias enquanto brinca. Conteúdos
Percepção dos sons e ritmo da poesia
Interação do grupo
Construção de situações lúdicas
Faixa etária4 a 6 anos (Educação Infantil)
Tempo estimado1 atividade
Materiais necessários
• Livro “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles (Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1977) – poesia “Enchente” – pag. 53 • Roupas variadas, fantasias, sapatos, panos de várias cores, chapéus, guarda-chuvas, botas de borracha, baldes, panelinhas, bule, xícaras, caixas de papelão (de super-mercado), capas, etc... • Fita crepe • Uma sala espaçosa
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa
Exploração do livro “Ou Isto ou Aquilo”. Mostrar a capa. Conversar sobre algumas ilustrações. Explicar que é um livro de poesias. Falar um pouco sobre a biografia da autora (http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp). Leitura da poesia “ Enchente” (pag.53) repetidas vezes, levando as crianças a saborearem as palavras e o chiado dos sons: enchente, chuva, Alexandre, chega, chaleira, etc. Exploração do conteúdo: Como é o nome do menino da história? Quem já brincou na chuva? Quem já viu uma chuva muito forte? Quem sabe o que é uma enchente? Será que o dia está quente ou frio na história da enchente? Por quê? O que é gostoso a gente fazer num dia bem frio?
2ª etapa
Apresentação dos materiais escolhidos para a brincadeira da enchente. Delimitar com fita crepe no chão da sala onde vai ser a parte de dentro da casa e onde vai ser a parte de fora (onde está chovendo). Mostrar para as crianças que o espaço está arrumado de um determinado jeito, que durante a brincadeira as coisas vão sair do lugar e que ao final da mesma, tudo deverá ser organizado novamente e todos deverão participar dessa organização.
3ª etapa
Distribuir os materiais e incentivar as crianças a fazerem de conta que estão numa grande chuva e que alguns estarão dentro da casa enquanto outros estarão fora se molhando. Que os que estão fora poderão entrar na casa e fazer um chazinho para se esquentarem e os que estão dentro da casa no quentinho, também poderão colocar capa e pegar os guarda-chuvas para sair na rua; etc, etc.. O professor deverá entrar no faz-de-conta junto com as crianças.
4ª etapa
Depois de brincarem bastante de enchente e de tudo o que dá para fazer num dia de muita chuva, o grupo inteiro fará a arrumação do espaço, guardando as roupas nos lugares apropriados, tirando a fita crepe do chão, separando os materiais dentro das caixas, enfim, deixando o espaço da maneira como o encontraram antes da brincadeira de faz-de-conta começar.
5ª etapa
Conversa final: opiniões, sugestões, reclamações e decisões em relação a um outro momento em que acontecer de novo uma brincadeira similar.
Avaliação
• Observar aqueles que querem fazer valer suas idéias a qualquer custo, não respeitando as sugestões dos colegas, de forma a trabalhar essa característica em outros momentos; • Observar aqueles que sempre cedem, de forma a fortalecê-los em outros momentos; • Observar como as crianças reagem frente à necessidade de compartilhar os objetos comuns.
As cores das flores
Objetivos
• Levar a criança a perceber as diferentes cores das flores, nomeando as tonalidades e ampliando dessa forma seu repertório visual, oral e perceptivo em relação ao mundo que a cerca; • Levar a criança ao conhecimento de alguns artistas nacionais e estrangeiros que retrataram flores em suas obras; • Levar a criança a perceber a possibilidade de se criar imagens a partir de um texto poético. Conteúdos• Percepção dos sons e ritmo da poesia • Apreciação de reproduções de pinturas onde aparecem flores • Pintura
Faixa etária4 a 6 anos (Educação Infantil)
Tempo estimado3 atividades
Materiais necessários • Livro “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles (Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1977) – poesia “A flor amarela” – pag. 9 • Reproduções de pinturas de Vincent Van Gogh, Emiliano Di Cavalcanti, Alberto da Veiga Guignard, Claude Monet, Paulo Von Poser, Edouard Manet e outros artistas que tenham produzido obras com o tema flores e que sejam do repertório dos professores • Cartolina branca (metade de uma folha para cada criança) • Tinta guache nas cores azul escuro, amarelo forte, vermelho, branco e preto • Potes plásticos (potes de sorvete de 2lt, por exemplo) com água • Pincéis de cerda redonda n. 24 (mais grossos) • Pedaços de pano (para enxugar os pincéis durante a pintura) • Copinhos de café descartáveis para se fazer as misturas de tinta.
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa
Exploração do livro “Ou Isto ou Aquilo”. Mostrar a capa. Conversar sobre algumas ilustrações. Explicar que é um livro de poesias. Falar um pouco sobre a biografia da autora (http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp). Leitura da poesia “ A flor amarela” (pag.9) repetidas vezes, levando as crianças a saborearem as palavras. Exploração do conteúdo: Como é o nome da menina da história? O que ela gosta de fazer? De que cor é a flor da Arabela? A palavra amarela combina com Arabela? E que nome combina com vermelho? E que nome combina com azul? E que nome combina com branco? e assim por diante. Quais das crianças possuem flores em suas casas? Que tipos de flores eles conhecem? Quais são as cores dessas flores?
2ª etapa
O professor agora explicará para as crianças que assim como a Arabela gostava de sua flor amarela, muitos artistas também amavam as flores e pintaram quadros com esse tema. Ex: • Vincent Van Gogh – “Doze girassóis numa jarra” http://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_girass%C3%B3is_numa_jarra • Claude Monet – “Nenúfares” http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Claude_Monet_038.jpg#file • Emiliano Di Cavalcanti – “Vaso com copos de leite” http://www.dicavalcanti.com.br/anos30/obras_30/vaso_copos_de_leite.htm • Alberto da Veiga Guignard – “Vaso de flores” - http://www.historiadaarte.com.br/imagens/vasoguignard.jpg • Paulo Von Poser – “Rosas“ - http://www.genesini.com/flores/ O professor poderá acrescentar outros artistas que sejam do seu repertório pessoal É importante o professor fazer uma apreciação pessoal das pinturas antes de apresentá-las às crianças, de forma a criar uma intimidade com o tema. Apresentar essas reproduções em papel ou a partir de livros de arte. Conversar sobre as flores que aparecem em cada um desses quadros, conversar sobre suas cores, contar quantas cores de flores diferentes aparecem nos quadros. Quais as tonalidades de azul, de verde, de amarelo, etc. E também quantos tipos de flores diferentes aparecem. Explorar o conhecimento das crianças sobre o tema, perguntando quem conhece flores diferentes daquelas apresentadas, onde elas estão, quem tem um jardim em casa, quem já foi numa floricultura, etc. Conversar também sobre a forma dos vasos que aparecem nas pinturas.
3ª etapa
Organizar as crianças em pequenos grupos (4 ou 5), dando a cada grupo um kit de pintura: • potes de tinta de cada uma das cores (é melhor que esses potes tenham a base larga para não entornar) • 1 pote de água (para lavar os pincéis quando for trocar a cor da tinta) • 4 ou 5 pincéis (um para cada) • 1 pedaço de pano para cada criança do grupo (para secar o pincel depois de lavá-lo). • 1 pedaço de cartolina branca para cada. • Copinhos de café (para aqueles que quiserem fazer mistura das tintas produzindo outras tonalidades). Antes de explicar a proposta de pintura propriamente dita, o professor deverá explicar como se pega no pincel, como se faz quando se quer trocar a cor da tinta (lavar o pincel e secá-lo no pano antes de colocá-lo no pote da outra cor), como se faz as misturas de cor usando os potinhos de café descartáveis e outras normalizações que achar necessárias.
4ª etapa
A proposta agora é lembrar as flores vistas nas pinturas, lembrar da flor amarela da Arabela e fazer um lindo vaso de flores com as cores de tinta oferecidas (puras ou misturadas). Lembrar dos formatos de vasos vistos nos quadros e inventar um vaso bem bonito.
5ª etapa
Quando as pinturas estiverem secas, o professor fará uma exposição das mesmas no mural e fará uma roda de apreciação com as crianças. Qual é o maior e o menor dos vasos expostos? Quantas flores aparecem em cada uma das pinturas? Qual o mais colorido? Qual o que usou menos cores? Será que a flor da Arabela está presente em alguma das pinturas? Recitar novamente a poesia “A flor amarela” com o grupo. É importante nesse momento o professor conduzir essa apreciação de forma a não emitir nenhum juízo estético ou de valor (ex: esse é o mais bonito, ou esse está mais parecido com o real). UMA ATIVIDADE EXPRESSIVA É LIVRE EM SEUS PRODUTOS, POIS CADA CRIANÇA TEM A SUA FORMA DE EXPRESSÃO PRÓPRIA.
Avaliação
• Observar como as crianças respondem às normalizações (como lavar pincéis, misturar as cores no potinho, etc.) dadas antes da pintura para poder reforçar alguns pontos numa próxima atividade. • Observar a forma como distribuem a tinta no papel, as misturas que fazem, as cores escolhidas, para planejar outras propostas a partir daí.
Procurando cores
Objetivos
• Levar a criança a perceber as diferentes cores e tonalidades que se encontram impressas nas revistas, jornais, folhetos de propaganda, embalagens, etc. • Levar a criança a perceber a possibilidade de se criar imagens a partir da colagem de cores em cima de um suporte dado. Conteúdos• Exercício de recorte • Exercício de colagem a partir de uma imagem feita em pintura. Faixa etária4 a 6 anos (Educação Infantil)
Tempo estimado4 atividades
Materiais necessários• Revistas, propagandas, folhetos e embalagens de papelão. • Tesouras • Aproximadamente 8 caixas de papelão (do tamanho de caixas de camisa) para se colocar as cores recortadas (uma caixa para cada cor) • Cartolina branca (metade de uma folha para cada) • Cola branca (PVA) em bisnagas com bico fino (tipo bisnaga de mostarda) • Pinturas feitas pelas crianças na SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: As cores das flores (Pintura) e em qualquer outra pintura que tenham realizado.
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa
Exploração visual das cores que aparecem impressas nos diversos tipos de publicação. O professor vai chamando a atenção do grupo para um tom de azul que aparece num pedaço de céu, por exemplo, recorta esse pedaço e coloca numa das caixas. A seguir acha um tom de amarelo em alguma outra imagem e também recorta, colocando numa outra caixa. E assim sucessivamente até que cada uma das caixas tenha uma cor.
2ª etapa
Encaminhar a proposta para que as crianças encontrem diferentes cores nos materiais impressos disponíveis e façam os recortes, oolocando-os nas caixas correspondentes.
3ª etapa
Pedir para que cada um traga de casa algumas cores recortadas de revistas ou embalagens. Quando esses recortes chegarem na escola, fazer uma roda de forma que cada um mostre para os colegas o que conseguiu trazer de casa e decidir no grupo em qual caixa cada recorte será colocado.
4ª etapa
A proposta agora é lembrar as pinturas de vasos de flores produzidas anteriormente, fazer novamente uma apreciação dessas pinturas e pedir que cada um construa um novo vaso, só que dessa vez colando os pedacinhos de cor recortados.
5ª etapa
Organizar as crianças em pequenos grupos (4 ou 5), dando a cada grupo um kit de colagem: • 1 pedaço de cartolina branca para cada • Potinhos ou caixinhas com as cores previamente classificadas • 3 bisnagas de cola branca • A pintura feita anteriormente O professor deverá explicar como se escolhe a cor, comparando a cor da pintura com o tom mais parecido recortado das revistas. Em seguida deverá explicar o uso correto da cola: uma gotinha na parte de trás do papel recortado e depois escolher bem o local onde ele será colado. As crianças deverão entender que a proposta é de construírem um vaso o mais parecido possível com a pintura de cada um.
6ª etapa
Quando as colagens estiverem secas, o professor fará uma exposição das mesmas no mural. Cada criança receberá nesse momento a pintura de algum colega e o professor encaminhará um jogo do tipo “achar o par”. Quem for achando a colagem mais parecida com a pintura que tem nas mãos vai colocando uma ao lado da outra. Quando todos tiverem achado os pares o professor fará uma apreciação das mesmas levando as crianças a perceberem as diferenças e semelhanças entre os produtos apresentados. É importante nesse momento o professor conduzir essa apreciação de forma a não emitir nenhum juízo estético ou de valor (ex: esse é o mais bonito, ou esse está mais parecido com o real). UMA ATIVIDADE EXPRESSIVA É LIVRE EM SEUS PRODUTOS, POIS CADA CRIANÇA TEM A SUA FORMA DE EXPRESSÃO PRÓPRIA. A atividade é de apreciação das produções.
Avaliação
• Observar como as crianças respondem às normalizações (como usar a cola, por ex.) dadas antes da colagem para poder reforçar alguns pontos numa próxima atividade. • Observar a capacidade de uso correto da tesoura, anotando as crianças que apresentarem dificuldades, de forma a poder trabalhar mais especificamente com esses em outros momentos. • Observar como realizam a colagem para planejar outras atividades.
Livros sobre os dinossauros
Objetivos
1. Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como: observação, comparação, leitura de textos informativos (leitura de imagens, leitura por antecipação de significado, leitura realizada por adulto).
2. Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo (situações de registros espontâneos e produção de textos tendo o professor como escriba).
3. Conhecer o conteúdo referencial que será escrito no livro: diferentes espécies de dinossauros, alimentação, moradia, características físicas, algumas hipóteses sobre o desaparecimento dos dinossauros.
4. Aproximar-se das características do texto informativo.
5. Produção oral de textos informativos com destino escrito, respeitando suas características e sua função comunicativa.
6. Usar a escrita e o desenho como recurso de sistematização e socialização dos conhecimentos adquiridos.
7. Revisar os textos.
8. Valorizar o trabalho em grupo.
9. Ter interesse em pesquisar novos assuntos, consultando diferentes fontes de informação. Conteúdos• Produção oral de textos informativos • Leitura de textos informativos (leitura de imagem, leitura exploratória, escuta de textos lidos pelo professor)
Faixa etária3 meses
Materiais necessários
• Bons modelos de textos informativos sobre os Dinossauros que tratem sobre diversos aspectos de sua existência: alimentação, moradia, características físicas, nomes científicos, comparação com os animais atuais, hipóteses sobre sua extinção. • Dvds sobre Dinossauros. • Bonecos de Dinossauros para os alunos observarem as características físicas e para brincarem.
Desenvolvimento das atividades
1. Promover uma conversa sobre os Dinossauros. Construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das seguintes questões: “o que já sabemos”, “o que queremos descobrir”, “o que aprendemos”. 2. Promover a troca de conhecimentos entre as crianças, sensibilizando-as para o assunto. 3. Propor ao grupo a elaboração de um livro com textos informativos sobre os Dinossauros. 4. Planejar com o grupo a organização do livro: capítulo 1 - informações sobre as espécies de Dinossauros (características físicas, alimentação, moradia), capítulo 2 – relação de parentesco dos Dinossauros com os animais atuais, capítulo 3 – diferentes versões para a extinção dos Dinossauros. 5. Buscar em livros, revistas e textos, informações para responder algumas das questões levantadas pelo grupo: o que queremos descobrir. 6. Ler para o grupo diferentes textos que informem sobre as características físicas, a alimentação, as moradias, as versões para a extinção, a relação dos Dinossauros com os animais atuais. 7. Propor ao grupo que preencham o quadro : “o que já sabemos”, “o que queremos descobrir”, “o que aprendemos”. 8. Propor que escrevam as informações do conteúdo referencial estudado. Estas informações e notas sobre o conteúdo referencial constituem um texto intermediário. 9. Levar para a sala bonecos de dinossauros para observação das características físicas dos animais. 10. Apresentar um dvd que trate do assunto, ressaltando alguns pontos que devem ser observados. 11. Realização da primeira versão da produção oral de texto para o capítulo 1, considerando o texto intermediário. A professora é a escriba, considerando todas as notas e informações. 12. Revisão do texto produzido, considerando as informações apresentadas (são suficientes para o leitor entender?) e a forma como estão escritas (o leitor irá entender o jeito que está escrito?). 13. Realização da versão final do capítulo 1. 14. Organizar uma atividade de desenho de observação dos bonecos de Dinossauros e imagens dos livros para ilustrar o capítulo 1. 15. Escrita de legendas para os desenhos. 16. Realização da primeira versão da produção oral de texto para o capítulo 2., considerando o texto intermediário. A professora é a escriba. 17. Revisão do texto produzido (são suficientes para o leitor entender?) e a forma como estão escritas (o leitor irá entender o jeito que está escrito?). 18. Realização da versão final do capítulo 2. 19. Selecionar imagens e/ou desenhos que mais gostaram para ilustrar o capítulo 2. 20. Realização da primeira versão da produção oral de texto para o capítulo 3, considerando o texto intermediário.. A professora é a escriba. 21. Revisão do texto produzido (são suficientes para o leitor entender?) e a forma como estão escritas (o leitor irá entender o jeito que está escrito?). 22. Realização da versão final do capítulo 3. 23. Propor aos alunos ilustrarem o capítulo 3. 24. Revisar o livro todo com o grupo para avaliarem se está pronto ou se precisam melhorá-lo em alguma parte. 25. Convidar as crianças de outras classes para o lançamento do livro. Na ocasião os alunos do grupo podem contar algumas coisas que aprenderam sobre os Dinossauros para os convidados.
Avaliação
Ao longo do desenvolvimento do projeto, é possível avaliar: • A adequação dos textos produzidos pelas crianças em relação à sua função comunicativa, à sua forma e aos seus aspectos lingüísticos; • Qualidade e propriedade dos comentários das crianças nas rodas de revisão de texto; • Uso de determinados comportamentos para ditar um texto ao professor (falar pausadamente, repetir alguns trechos, solicitar nova leitura depois da mudança realizada etc.) • Desenvolvimento de comportamentos escritores: planejar/decidir que aspectos serão tratados no texto, considerar o destinatário ausente...
Bibliografia
Livros:
• A Vida dos Dinossauros – Rosicler Martins Rodrigues – Editora Moderna. • Dinossauros – Série Atlas Visuais – Editora Ática • Enciclopédia dos Dinossauros – Caroline Binghan – Ciranda Cultural • Tudo sobre Dinossauros – Dennis Schatz – Girassol • Dinossauros Realistas – Pop- ups realistas - Ciranda Cultural
Filmes
• Em Busca do Vale Encantado
• Trechos do Jurassic Park (O Parque dos Dinossauros) index.htm
Links
• pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauro
• pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dinossauros
• www.suapesquisa.com/dinossauros/
• www.canalkids.com.br/especial/dino/
sábado, 6 de dezembro de 2008
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